sábado, 29 de outubro de 2016

Avó Lua e Seus Mistérios

Avó Lua é cheia de mistérios que só poderão ser descobertos a partir da conexão pessoal com Ela.

Há quem a chame de Mãe, e Avó nada mais é do que mãe duas vezes, mas eu prefiro Avó, porque traduz maior experiência, sabedoria e antiguidade.

A Lua é o satélite natural do planeta Terra, um corpo naturalmente sem luz que apenas reflete a luminosidade solar, a parte de explicações teóricos-científicas que não me cabem porque não é a minha área de estudo, existem centenas de mitos e histórias envolvendo a Lua e a história da Terra. Quando eu era criança meu pai costumava me contar lendas antes de dormir, uma delas era algo sobre o amor entre o Sol e a Lua, lembro que ele dizia que eles se apaixonaram e por nunca poderem estar juntos no céu simultaneamente, a Lua chorou, e de suas lágrimas formaram-se os mares. Uma história tão simples, mas que somente dela já podemos destrinchar alguns conceitos essencialmente Xamânicos e começar a entender a energia desta protagonista, um deles é que geralmente o masculino é associado ao Sol e o feminino à Lua, daí ser também a Lua com sua atração gravitacional (ou magnetismo) aquela que controla as marés, e ainda, tudo o que possui água, assim como nós humanos, os animais e as plantas.

Na Astrologia a Lua também diz muito sobre nossa personalidade e sobre nosso dia-a-dia dependendo das posições planetárias, geralmente está ligada aos nossos desejos mais profundos, ao oculto de nós mesmos o qual quase sempre não revelamos, nossos sentimentos verdadeiros.

No Tarot, ou no Baralho Cigano, a Lua não é um arcano positivo e nem negativo, na verdade é um dos mais complexos e que exige muita atenção em sua interpretação, é de natureza dúbia, representa por um lado a intuição, a magia, o oculto e os encantos, mas também as ilusões, incertezas, e até mesmo o oculto no sentido de que há algo sendo "escondido", revela ainda a ciclicidade e está ligada a honra e títulos (que também não passam de ilusões do mundo material e do ego), mas a depender do contexto este símbolo tem muito mais a dizer do que eu poderia descrever superficialmente.

As quatro fases lunares, podem também ser associadas às quatro estações do ano de forma menor, tanto que entre as tradições de origem célticas é comum a celebração das fases da Lua com tanta importância assim como as das estações do ano e seus entre-sabás (os solstícios e equinócios, as celebrações solares), estas celebrações lunares são chamadas de Esbbaths ou Esbás e são celebradas também na contemporaneidade por grupos pagãos de tradições diversas.


AS (PRINCIPAIS) FASES DA LUA

Lua Nova: Quando a Lua se encontra entre o planeta Terra e o Sol, é pouco visível, pois a face que está voltada para a Terra não está sendo iluminada pelo Sol, ela aumenta a sua visibilidade diariamente.

Nos vegetais é uma lua boa para plantio e fertilização, pois precede o período de desenvolvimento e a seiva se concentra na raiz.

Nos animais, por ser uma fase escura, alguns animais aproveitam-na para a reprodução, outros já se recolhem para protegerem-se melhor dos predadores, e os mais noturnos a aproveitam melhor.

A Lua Nova nos traz energias de Renovação, como já diz o nome, é ideal para início de projetos, relacionamentos, para dar um "start" em algo que anda parado, para iniciar um novo hábito, um propósito espiritual, etc.

Obs.: A Lua Nova é a que marca o início nos calendários de tradição lunar.

Lua Crescente: Ângulo da Terra, do Sol e da Lua completamente retos, aparência de um "C".

Nos vegetais é uma lua também boa para fertilização e para poda, pois a seiva ainda está subindo para o caule e galhos e o corte não compromete a saúde da planta.

Esta Lua nos traz energias de crescimento, desenvolvimento e prosperidade, também é boa para iniciar algo novo, especialmente algo que queremos que cresça, por estar associada a Primavera também é uma boa fase para casamentos, pois também remete à fertilidade, mas principalmente à sabedoria, ao estudo e a prática, é a fase para "botar as mãos na massa". Rituais de prosperidade são potencializados por esta fase.

Lua Cheia: A sua totalidade é refletida na Terra, costuma ser de aparência grande, brilhosa e visível.

Nos vegetais é quando a seiva se concentra na copa, folha e assim dá-se origem a frutos e flores, momento bom para colheita.

Nos animais é período de aumento de caça majoritariamente, para compensar o período de lua escuro em que foi mais difícil conseguir alimento, também propício para reprodução, os animais mais noturnos caçam menos nesta lua.

Traz o Poder em sua totalidade, é o arquétipo Mãe, também ligado à fertilidade, ao sexo e aos relacionamentos, ideal para rituais de amor, para oráculos, pois a Lua (que representa a intuição e o psiquismo) está em sua plenitude, e para qualquer coisa que precise de força total.

Lua Minguante: Ângulo da Terra, do Sol e da Lua, novamente aproximadamente retos, desta vez diminuindo gradativamente de tamanho, ficando em forma de "C" invertido.

Nos vegetais a concentração de seiva passa a descer novamente, o final desta lua e início da Lua Nova são propícios para colher galhos e lenha pois com menor concentração de seiva eles secam mais fácil.

É a fase de corte, limpeza, ideal para banir (descarregos e limpezas espirituais), romper com algum hábito, romper relacionamentos ou se livrar de coisas que não servem mais, decisões tomadas nesta fase tendem a serem definitivas, por isso, atenção.

Lua Negra: Compreende os três últimos dias da fase minguante, é uma fase intermediária onde a Lua não é mais vista no céu, em especial o último dia da minguante seria o que confere maior poder desta fase.

É uma fase de morte, representa nossas sombras interiores e o oculto no seu mais profundo significado, é uma excelente fase para revelações e oráculos, também é uma fase de sabedoria, uma vez que representa a face da Deusa Negra (ou da Anciã assim como na minguante em algumas tradições), o arquétipo da Bruxa, da Sacerdotisa, aquela que sabe os mistérios da vida e da morte. Também é boa para banimentos, mas o seu poder de destruição está mais para o interno do que o externo, por isto, cuidado também com surtos psíquicos, isto marca a importância de compreendermos as simbologias da Lua e como ela nos influencia para utilizarmos esta energia em nosso favor e não ficarmos à mercê dela.

*Existem ainda mais fases intermediárias entre estas que possuem características mais específicas ainda, podendo chegar a 8 o número de fases, método este que eu particularmente venho estudando e considero interessante para quem deseja se aprofundar nos mistérios da Lua.


A INFLUÊNCIA DA LUA SOBRE A NATUREZA HUMANA

De forma geral, podemos dizer que a influência da Lua tanto em homens como mulheres, de uma maneira mística e psíquica pode influenciar na ansiedade ou relaxamento, na libido, no apetite, na concentração e desenvolvimento mental, nas emoções e muito mais.

A Lua influencia principalmente as mulheres, por ser um astro também historicamente associado ao feminino e suas fases. Os ciclos femininos podem ser igualmente associados aos ciclos lunares, tanto que ancestralmente a menstruação foi muito chamada de "lua". Assim como a Lua, a mulher em sua energia representa o polo passivo (negativo, escuro, ou "Yin") como é consenso na maioria das tradições espirituais, esta é muito mais receptiva do que o homem às influências naturais e ambientais, como a da própria Lua, por isso a fase lunar se manifesta na mulher de forma muito mais profunda, até porque as mulheres cultuaram a Lua em sua ancestralidade por diversas vezes e tanto o corpo como a alma "sentem" estas lembranças. Mas, sobre os Ciclos Femininos associados com a Lua iremos falar em outra ocasião mais profundamente.

Enfim, Avó Lua é cheia de mistérios que só poderão ser descobertos a partir da conexão pessoal com Ela.

*Observação importante: As datas de fases da Lua marcadas nos calendários mais tradicionais marcam a data do ápice daquela determinada fase da lua e não o seu início, sendo o seu início então 3 dias antes da data marcada no calendário e seu final 3 dias depois desta data, totalizando assim os 7 dias de uma fase lunar.


Teve alguma dúvida? Em breve haverão mais textos explicando mais profundamente muitos dos conceitos aqui expressados, aguarde, comente sua dúvida (pois pode ser a de outros leitores), ou me envie um e-mail: vandanashakti@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário