sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Dicas de Livros: Bruxaria Natural - Uma Escola de Magia

Nada melhor para começar as minhas postagens de Dicas de Livros do que falar do meu primeiro livro de Magia, não o primeiro que li, mas o primeiro livro que tive (e ainda tenho) em meu acervo pessoal, que em breve irá compor a Biblioteca da Irmandade - CEU Luzes da Rainha.


BRUXARIA NATURAL - Uma Escola de Magia



Foto: Acervo pessoal.
Autora: Tânia Gori
Editora: Alfabeto
Ano: 2002
Nº de Páginas: 139

Sinopse: "Este livro destina-se a todas as pessoas que buscam se iniciar no caminho mágico da natureza.
É uma obra de harmonização com a natureza, com princípios fáceis e básicos da magia natural, totalmente aplicáveis no seu dia-a-dia.
Esta obra ainda desvenda os mistérios dos instrumentos e dos rituais, incluindo o dicionário da bruxaria primal.

Entre neste mundo com o coração aberto e descubra a bruxa que já mora dentro de você!" (Tânia Gori)



Ganhei este livro  de aniversário há exatos 13 anos, no meu aniversário de 13 anos, rs. Na época li ele inteiro, confesso que nunca o reli totalmente, apesar de ser um livro relativamente pequeno, mas eu o folheei bastante vezes em minha vida, inclusive para escrever esta resenha, é um bom livro de cabeceira para iniciantes (e até mesmo para os que não são).

Este livro é basicamente feito para iniciantes, e é mesmo um livro excelente para quem está começando (tanto que eu consegui lê-lo na minha pré-adolescência), porque é básico e didático nos conceitos, não aprofunda muito, mas traz uma visão bem real (não fantasiosa) da Bruxaria. Tem boas correspondências de elementos para uso ritual, especialmente de ervas, explicações sobre os principais instrumentos utilizados na magia, boas sugestões de rituais simples. E, minha parte preferida, Botânica Oculta, explica a maioria (senão todas) das formas de se trabalhar com ervas e seus preparos (infusão, decocção, unguento, etc).

O bom é que ele é um livro de Magia Natural, o que para mim considero base para se trabalhar com a Magia dentro do Xamanismo. E também trata da Bruxaria de uma forma bem livre, sem indução a uma tradição ou outra, possui apenas uma lista bem básica sobre Divindades Arquetípicas de mitologias diversas e uma lista específica das Divindades brasileiras (o que também é muito valioso no trabalho com o Xamanismo).

Enfim, é um bom livro, recomendo especialmente para iniciantes de qualquer caminho ou tradição mágica, e mesmo para aqueles que estão em uma busca espiritual e ainda não optaram por nada específico, porque trata principalmente da comunhão com a Natureza.

A autora é ótima, principalmente na didática, foi pioneira no Brasil nas tradições mágicas (pelo menos sob o meu ponto de vista) e inclusive sei que mantém uma escola de magia e bruxaria no município de Santo André na Grande São Paulo, que já existia desde essa época em que ganhei o livro e persiste até hoje, tive o prazer de ter essa preciosidade como meu primeiro livro de magia um ano depois de seu lançamento. A minha gratidão a contribuição da autora para meu caminho espiritual.

Obs.: Pessoal, nunca fiz curso na escola da Tânia, não tenho como atestar sua qualidade ou recomendar, ok? Apenas citei para fins de curiosidade.



Teve alguma dúvida? Em breve haverão mais textos explicando mais profundamente muitos dos conceitos aqui expressados, aguarde, comente sua dúvida (pois pode ser a de outros leitores), ou me envie um e-mail: vandanashakti@hotmail.com.

Um comentário:

  1. Gratidão pelo seu carinho e indicação . Será um prazer recebe lá na casa de bruxa . Beijos Encantados !

    ResponderExcluir