terça-feira, 1 de novembro de 2016

IV. Estilo de Vida Xamânico


A cura para todos os desequilíbrios humanos está na harmonização com os ciclos da natureza, isto é o Xamanismo. Xamanismo enquanto filosofia de vida, o que não necessariamente pressupõe uma prática magística complexa ou um caminho sacerdotal.


O XAMANISMO ENQUANTO ESTILO DE VIDA

O Xamanismo deste ponto de vista nem mesmo requer a comunhão com Plantas de Poder ou estados alterados de consciência, está muito mais ligado a maneira de ver o mundo, de se relacionar com o ambiente e as pessoas e a uma consciência fortemente ecológica, já que consiste na harmonia com o todo. A ideia de sanidade para os indígenas é esta harmonia, o homem se vê como parte de um organismo vivo, a Terra, esta ideia também é conhecida como “Visão em Teia”, significa que todos os seres vivos estão interligados e são interdependentes, por isto nos exige uma consciência de igualdade e respeito mútuo.

Relembro de um dizer famoso do pai da medicina, Hipócrates, que segue nesta mesma linha de pensamento: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”, isto mais do que evoca uma alimentação natural e saudável, mas uma vida saudável e harmoniosa constante, a constante comunhão com o “remédio” como se fosse um alimento, alimentar-se do remédio, o que também pressupõe o uso de ervas medicinais, e também de Plantas de Poder (quem sabe?), mas principalmente de fazer da nossa vida um bálsamo sanador, uma medicina, alimentando-nos diariamente de cura, de sanidade. Ainda seguindo nesta mesma ideia, lembro da também famosa oração conhecida como Pai Nosso, e o “pão nosso de cada dia nos dai hoje”, que será este pão que é dado por Deus, este alimento para o espírito? Estas são reflexões interessantes que nos levam a entender que devemos nos alimentar diariamente daquilo que nos cura.

O Xamanismo enquanto filosofia de vida nada mais é do que a busca constante por uma vida mais natural, causando menos impactos ambientais possíveis, prejudicando o menor número de seres possíveis, evitando estresses e confusões, e buscando compreender o outro em seu caminho sempre com muito respeito às nossas diferenças, honrando a todas as nossas relações, como marca a saudação nativa tradicional norte-americana “Metakiase” (por todas as nossas relações). Podemos então dizer que o Xamanista busca estar fora do sistema capitalista, viver de maneira mais isolada que o habitual (geralmente na natureza), comer do que planta, praticar o escambo (trocas), construir seus próprios móveis e utensílios quando possível, reciclar e em tudo buscar a tão sonhada Sustentabilidade, sem sustentabilidade quase não há Xamanismo, e por isto o Xamanista é também um Guerreiro, já que precisa lutar contra muitos abusos em nossa sociedade atual, não necessariamente lutar "ao pé da letra", mas ele se torna quase um ativista espiritual, um Guerreiro do Bem, uma vez que nossas práticas espirituais também visam a cura do Planeta.

Não quero dizer que quem somente pratica a parte magística do Xamanismo e o possui dentre suas crenças pessoais não seja um legítimo Xamanista, apenas tenho observado que com o tempo a própria espiritualidade vai afunilando a vida da pessoa, e esta vai moldando a sua vida pouco a pouco a medida de sua possibilidade, e muitos desistem até da prática magística/espiritual porque não aguentam a pressão por um modo de vida com uma consciência mais íntegra, muitos preferem não sair da vida dura mas que nos é tão confortável, e volta e meia estas mesmas pessoas procuram o Xamanismo para tentar "remediar" seus desequilíbrios.


CONSIDERAÇÕES SOBRE A TERAPÊUTICA XAMÂNICA

É nesta parte do Xamanismo que acaba se abrindo o leque terapêutico-profissional. Existem muitas maneiras de utilizarmos conceitos Xamânicos dentro de contextos terapêuticos, um dos mais comuns seria a abordagem com Animais de Poder, dentro da psicologia Junguiana, por exemplo, estes caberiam dentro da ideia dos arquétipos do inconsciente coletivo, auxiliando então no processo de análise. Há também diversas formas de Fitoterapia, que não deixam de ter sua origem Xamânica, toda forma de terapia que seja considerada Integrativa, pode-se então ser considerada Xamânica, de forma geral. Há que se ter cuidado apenas em não confundir a religiosidade com a prática terapêutica, cada qual possui sua legitimidade, e claro que é compreensível que com o tempo passemos a nos valer da cura pela natureza, somente precisamos entender que esta evolução caminha com a libertação dos sistemas financeiros que aprisionam e geram miséria e desigualdade, por isso as Terapias Integrativas já precisariam ser trabalhadas de maneiras mais flexíveis do que a chamada Medicina “Moderna” que é a medicina comum do homem contemporâneo, valendo-se da solidariedade, do escambo... E quando espiritual, da gratuidade.

Fica claro que o Xamanismo utilizado dentro da terapêutica acaba se tornando apenas mais uma ferramenta (muito boa, por sinal), visto que apenas se utilizam de algumas técnicas, mas o caminho do Xamanismo que consiste numa verdadeira filosofia de vida é muito mais curador do que qualquer terapia poderia ser, porque reintegra o ser humano como parte de um organismo que também precisa de cuidados, e é nesta vida dedicada não apenas a si próprio, mas como parte de toda a existência que o ser humano consegue se curar realmente, porque uma das premissas do Xamanismo é compreender a responsabilidade pela própria cura, ou seja, qualquer um pode te benzer e fazer mil rezos em você, que se você mesmo não tiver a consciência do seu desequilíbrio, dificilmente estará curado de forma definitiva, mas sobre isto aprofundaremos mais no texto (que está por vir) sobre a Autocura.


Por fim, mais uma vez vemos que o Xamanismo é um caminho muito abrangente, mas também muito feliz, que nos leva de volta às origens, a um passado onde a Natureza não era subjugada, mas reverenciada, e o homem estava à seu serviço assim como Ela estava à serviço do homem, como partes de um mesmo ecossistema, de uma mesma Família Universal.

Saiba mais sobre o Xamanismo:
I. Introdução Geral ao Xamanismo

II. Xamanismo e Bruxaria

III. Sagrado Xamanismo


Teve alguma dúvida? Em breve haverão mais textos explicando mais profundamente muitos dos conceitos aqui expressados, aguarde, comente sua dúvida (pois pode ser a de outros leitores), ou me envie um e-mail: vandanashakti@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário