segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Xamanismo: Perguntas Frequentes 1

Poste aqui nos comentários a sua dúvida e ajude a produzir um artigo Perguntas Frequentes 2.



1. Xamanismo é religião?
Resposta: Não no sentido doutrinário, sistêmico. E sim no sentido de "religare" (re-ligação com o Divino). No aspecto doutrinário existem algumas religiões que podem ser consideradas essencialmente, ou fundamentalmente Xamânicas, como o Santo Daime, a Barquinha e grande parte das Ayahuasqueiras, porque tiveram sua origem a partir de cultos indígenas e caboclos. No entanto, existem também religiões que não se fundamentam ou se originaram do Xamanismo, porém absorveram algumas práticas Xamânicas, estas são a maioria das religiões existentes hoje, podemos citar como exemplo: Umbanda, Hinduísmo, etc.

2. Xamanismo é, então, o culto dos indígenas?
Resposta: Sim, mas não somente deles, dos nativos de todas as regiões, a partir dos primeiros seres humanos e das suas primeiras práticas de devoção e comunhão com o Divino.

3. Todo Xamã/Xamanista consagra Ayahuasca?
Resposta: Não, a Ayahuasca é o resultado da união de duas Plantas de Poder nativas de solo brasileiro, amazônia peruana e proximidades (América Latina), cada região possui suas Plantas de Poder nativas, por exemplo: Cannabis (nativa da região Árabe e Africana), Peyote (nativa da América do Norte) e assim por diante.

4. Todo Xamã/Xamanista consagra ou deve consagrar Enteógenos (Plantas de Poder)?
Resposta: A maioria deles, fica impossível responder por todos em definitivo, mas sei de uma sacerdotisa dita Xamã de origem russa que não consagra nenhuma medicina e só trabalha com tambores, mantras, etc. Porém isto é moderno, pois sabe-se da utilização de enteógenos por parte dos Xamãs russos no passado, ou seja, mesmo que os modernos optem por não consagrar, sua ancestralidade consagrou e fez parte de sua história. Não vou dizer que é extremamente necessário, pois na atualidade existem pessoas trabalhando o Xamanismo sem nenhuma substância expansora de consciência, trabalhando a expansão por meio dos toques de tambor, o que é válido, mas considero extremamente importante para o Xamanista o conhecimento e a experiência com as Plantas de Poder, mesmo que após este opte por não utilizá-las em suas práticas.

5. Quem consagra Ayahuasca é Xamã?
Resposta: Não, é Xamanista, mas apenas se este faz desta consagração um hábito religioso e não algo esporádico, para se considerar Xamanista é preciso que os ritos façam parte de sua fé e sua vivência no dia-a-dia. Já o Xamã é uma figura excepcional dotada de poderes e mediunidade, e que passou por ritos iniciáticos fortíssimos, um sacerdote dedicado a curas e magias, o que temos hoje em dia (fora do contexto de tribo) são alguns Neo-Xamãs, entretanto a maioria que diz que é, na verdade não o é.

6. Existe curso para se tornar Xamã?
Resposta: Existem cursos que vendem esta ideia, porém não é nem um pouco legítimo haja vista o Xamã ser um escolhido pela própria natureza.

7. O Xamanismo é uma Terapia Holística?
Resposta: Não, algumas de suas práticas servem à modalidades de terapias holísticas, porém o Xamanismo enquanto fenômeno religioso-espiritual não pode ser considerado uma terapia no sentido profissional da palavra, pois é "ato de fé" e suas curas são fundamentadas na fé. No entanto ele é holístico, no sentido de integrativo.


Teve alguma dúvida? Em breve haverão mais textos explicando mais profundamente muitos dos conceitos aqui expressados, aguarde, comente sua dúvida (pois pode ser a de outros leitores), ou me envie um e-mail: vandanashakti@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário